Cansaço, cãibras, dores musculares. Quem nunca sofreu durante a recuperação muscular que atire a primeira pedra, não é mesmo?
Mas é possível evitar os sintomas e complicações de uma má recuperação quando você aprende como esse processo acontece no seu corpo e o que você precisa.
Quer aprender um pouco mais e saber o melhor produto e nutrientes para recuperar o seu corpo? Então confira o conteúdo!
Como funciona a sua recuperação muscular?
Além de recuperar o que foi danificado durante o treino, a recuperação muscular é crucial para o ganho de força, resistência e prevenção de lesões.
Isso porque ela é o processo pelo qual o corpo repara e regenera o que foi danificado durante o exercício. Quando você faz exercícios de alta intensidade, como LPO, corrida ou ciclismo, por exemplo, suas fibras musculares sofrem pequenas rupturas.
Assim, é na fase de recuperação que essas fibras se regeneram e ficam mais fortes para seu próximo treino.
Recuperação para atletas de endurance
Quando falamos de esportes de resistência, não basta somente descanso físico. Mesmo que seja uma parte muito importante do processo.
A recuperação envolve uma série de processos para reparar os tecidos, eliminar toxinas, reequilibrar eletrólitos e restaurar os níveis de energia.
Você precisa ter 4 etapas cruciais em mente: reposição de glicogênio, reparo das fibras musculares, eliminação de toxinas e reposição de eletrólitos e hidratação.
Reposição de glicogênio
Durante um treino de pedal, por exemplo, o corpo utiliza sua reserva de glicogênio como combustível. É por isso que você precisa repor esses estoques e garantir energia suficiente para o próximo treino.
Você pode fazer essa reposição consumindo carboidratos naturais como frutose e glicose. Incluindo esses elementos também no seu pós-treino.
Reparo das fibras musculares
As proteínas são as responsáveis por reparar as fibras musculares que o treino danificou.
Eliminação de toxinas na recuperação muscular
Um outro ponto é que o exercício produz ácido lático e outras substâncias residuais nos músculos. Por isso, durante a recuperação, seu corpo precisa eliminar essas toxinas para evitar dores musculares e acelerar o retorno à atividade normal.
Eletrólitos e hidratação
Essa é a mais básica, não é? É necessário compensar a perda de líquidos e eletrólitos durante o exercício, e não somente com água.
Eletrólitos como sódio, potássio e magnésio, por exemplo, são fundamentais para o funcionamento muscular e para evitar cãibras.
O que não pode faltar na recuperação muscular?
Agora que você já sabe como funciona o processo, fica fácil entender o que seu corpo precisa. Alguns nutrientes pós-treino são essenciais para esse processo.
✅Proteínas: a proteína é o principal nutriente responsável pelo reparo muscular. Você pode optar por uma fonte de proteína vegana, se preferir.
Para atletas de endurance, combinar proteínas e carboidratos é muito mais eficiente para a recuperação muscular do que usar o famoso Whey Protein de forma separada. Isso porque a combinação atende às necessidades físicas de um corpo que foi exposto à alta intensidade e resistência.
Para isso, uma boa opção é o Pós-Treino Recovery 4:1 de cacau. Ele foi desenvolvido para proporcionar uma reposição rápida e eficiente dos carboidratos, proteínas e eletrólitos necessários à recuperação muscular.
✅Carboidratos: quanto mais intensa for a atividade física, maior será a necessidade de carboidratos para recuperar o estoque de glicogênio. As frutas são excelentes fontes de carboidratos.
✅Eletrólitos: sódio, potássio, magnésio e cálcio são essenciais para o equilíbrio de fluidos e o funcionamento muscular. A falta desses eletrólitos pode levar a câimbras e fadiga muscular.
Além disso, eles são responsáveis por uma hidratação eficiente do atleta.
>> Leia também: Como o sono atua na recuperação e desempenho esportivo?
O “melhor produto” muda de acordo com o objetivo?
A resposta é sim! Da mesma forma que alguns treinos serão mais ou menos eficientes de acordo com o seu objetivo, a ingestão de nutrientes também.
Diferentes objetivos exigem diferentes combinações de nutrientes e estratégias de recuperação. Para ganho de massa muscular, por exemplo, o foco deve ser em proteínas de alta qualidade e em quantidades adequadas para suportar o crescimento muscular.
Para os atletas que desejam melhorar a resistência, como corredores e triatletas, precisam focar mais na reposição de carboidratos e eletrólitos, além das proteínas. Afinal, a reserva de glicogênio é a principal fonte de energia para seus treinos.
Produtos que contenham maltodextrina ou glicose ajudam a repor os estoques de glicogênio, enquanto os eletrólitos mantêm o equilíbrio de fluidos e evitam a desidratação.
Atletas de alta performance costumam precisar de suplementos completos que combinam proteínas, carboidratos e eletrólitos. Ou seja, os formulados para fornecer uma mistura equilibrada de nutrientes essenciais.
Como o nitrato age na recuperação muscular?
O nitrato, encontrado em vegetais como a beterraba, é um dos compostos mais eficazes para melhorar a recuperação muscular. Isso porque ele é convertido em óxido nítrico (NO) no corpo, o que tem um efeito vasodilatador, ajudando a aumentar o fluxo sanguíneo para os músculos.
Inicialmente, seu uso é indicado como um pré-treino. Mas sua capacidade de aumentar o fluxo sanguíneo ajuda na remoção de resíduos metabólicos dos músculos e na entrega de nutrientes essenciais para a reparação muscular.
A união do nitrato e da citrulina, por exemplo, é amplamente utilizada por atletas na Europa, antes e após as competições.
Os ciclistas de provas de longa duração, como os tours que levam alguns dias, beneficiam-se do uso do Xtratus Super Beet para entregar mais oxigênio e nutrientes para os músculos. Dessa forma, auxiliando também na recuperação.
Se você procura uma solução natural e eficiente para potencializar sua performance, o nitrato pode ser o elemento que estava faltando na sua estratégia de treino. Explore a linha nitrato da Xtratus e veja como ela pode ajudar você a superar seus limites.
NATURAL INGREDIENTS, SUPERNATURAL PERFORMANCE