Você já ouviu falar em suco de beterraba como pré-treino? E que o nitrato é capaz de melhorar a sua performance esportiva, além de ajudar no controle da pressão arterial?
O nitrato natural da beterraba ganhou destaque como um suplemento promissor, por causa de sua praticidade de ingestão e por sua ação vasodilatadora. Seu uso combinado com a citrulina, retarda o ponto fadiga e melhora o rendimento do atleta.
Se você quer saber o que é o nitrato, como usar e como ele pode beneficiar a saúde e o treino, chegou ao lugar certo. Aproveite o guia completo!
O que é nitrato?
O nitrato é um ânion proveniente da união de nitrogênio e oxigênio. Esse componente pode ser encontrado em vegetais escuros, principalmente na beterraba, e é um precursor do óxido nítrico no nosso corpo, que tem ação vasodilatadora.
É importante atentar-se que esse nitrato é de origem natural, da beterraba. Isto é, ele possui composição molecular diferente dos nitratos usados como conservantes nos alimentos, que já sabemos serem prejudiciais à saúde.
O uso do nitrato, e posterior transformação em óxido nítrico, é capaz de melhorar a performance física, entregar mais oxigênio ao músculo esquelético e reduzir a necessidade do consumo de oxigênio. Isso equilibra a relação de trabalho realizado x gasto de energia, permitindo que mais sangue e nutrientes cheguem até os músculos, sem sobrecarregar o coração.
Como usar e como funciona no corpo
Então, como usar o nitrato como pré-treino? Primeiro, é importante entender como ele funciona no seu corpo.
Após ingerido, o nitrato passa por um processo de transformação, pelas bactérias da boca e ácido estomacal, até ser convertido em óxido nítrico. Então esse óxido gerado relaxa os vasos sanguíneos, permitindo que mais glicose e oxigênio sejam entregues para os músculos. Em uma rotina normal, essa funcionalidade ajuda a controlar a pressão arterial.
Já no esporte, ao levar mais glicose, nutrientes e oxigênio para os músculos, o óxido nítrico melhora a performance e diminui a fadiga. Isso aumenta a tolerância e o desempenho durante o exercício. Entenda:
As doses necessárias de nitrato variam de 310 a 560 mg para que sejam sentidos os efeitos. Seu pico de ação ocorre entre 1 hora e 30 minutos e 2 horas após o consumo. Por isso, pode ser consumido antes do treino ou de forma crônica, suplementando diariamente.
Os benefícios para os atletas
Ao melhorar a eficiência muscular, reduzindo o custo de O2 do exercício, a suplementação de nitrato se torna uma importante aliada em treinos e provas:
✅ Melhoria na performance
O uso do nitrato como pré-treino tem se mostrado especialmente benéfico para atletas de endurance e alta intensidade. É o caso dos corredores, ciclistas e nadadores, por exemplo. Ao melhorar a eficiência energética, os atletas podem aumentar suas velocidades e aguentar por mais tempo antes de sentirem fadiga.
✅ Recuperação aprimorada
Além de melhorar o desempenho durante o exercício, o nitrato também pode acelerar a recuperação pós exercício. Isso porque sua capacidade de aumentar o fluxo sanguíneo ajuda na remoção de resíduos metabólicos dos músculos e na entrega de nutrientes essenciais para a reparação muscular.
✅ Redução da pressão arterial
O óxido nítrico tem propriedades vasodilatadoras que podem levar a uma redução na pressão arterial. Isso beneficia a saúde cardiovascular e pode melhorar a circulação sanguínea durante o exercício, fornecendo mais oxigênio e nutrientes aos músculos ativos.
O uso combinado de nitrato e citrulina
Para potencializar os benefícios do uso do nitrato, existe uma combinação poderosa: o nitrato e a citrulina!
A citrulina é um potente aminoácido, precursor endógeno da L-arginina, que é o substrato usado pelo nosso corpo para a síntese de óxido nítrico (NO). Ou seja, a união desses dois elementos aumenta significativamente os níveis de óxido nítrico no corpo, ampliando os efeitos benéficos.
Além disso, a citrulina reduz a fadiga muscular e reduz a produção de ácido láctico.
A combinação de nitrato e a citrulina já é reconhecida pelo Comitê Olímpico Internacional. Com ela, o atleta consegue uma maior eliminação de íons h+ no músculo, retardando o ponto de fadiga e acelerando a captação de glicose e de micronutrientes como magnésio e vitamina B6, que contribuem significativamente para a produção de ATP.
Super Beet: o primeiro a unir nitrato e citrulina
Como fazer a suplementação com as doses corretas e aproveitar os benefícios dessa combinação?
A Xtratus tem a missão de trazer saúde e performance de forma natural. Por isso, foi pioneira e desenvolveu o primeiro produto a unir o poder do nitrato à citrulina em uma suplementação prática e 100% Clean Label.
O Xtratus Super Beet foi projetado para atender às necessidades de atletas e entusiastas que desejam impulsionar seu desempenho. Sua composição natural contém beterraba, gengibre, melancia, limão, maçã e hibisco. Além de continuar sendo a única suplementação a contar com magnésio e vitamina B6 em sua fórmula. Sem conservantes, corantes e aromas artificiais.
O efeito do Super Beet dura até 6 horas após consumido, contudo lembre-se de consultar seu nutricionista sempre que necessário. Com a Xtratus, você pode desfrutar de todos os benefícios do nitrato e da citrulina de forma fácil e eficaz.
Experimente Xtratus Super Beet e comprove como o nitrato e a citrulina podem melhorar sua performance e qualidade de vida.
Alcance seu potencial máximo!
NATURAL INGREDIENTS, SUPERNATURAL PERFORMANCE
Comment
Excelente! Adorei essa combinação de Nitrato com citrulina, pois a ideia é essa aumentar significativamente os níveis de óxido nítrico no corpo. Só teremos a ganhar. Obrigado pelo conhecimento.