A alimentação ou suplementação que fazemos depois de um treino chama-se pós-treino. Mas você sabe de fato como ela funciona e pode ajudar na sua rotina?
Seja para o atleta amador ou o atleta profissional, uma recuperação eficiente é indispensável para manter uma boa rotina. E é preciso associá-la ao consumo de um pós-treino.
Se você quer entender mais sobre o assunto, conhecer os tipos de pós-treino e os benefícios em adotá-lo em sua rotina, continue lendo este conteúdo até o final!
Para que serve o pós-treino?
O período após a prática de exercícios físicos é o mais importante. Isso porque é quando o corpo mais requer nutrientes para garantir a recuperação e o crescimento dos músculos. E isso independe do horário que você escolhe para o treino!
Enquanto você está praticando um exercício físico, seu corpo consome energia. Uma parte dessa energia é o glicogênio – um elemento que permite o bom funcionamento do corpo humano. Ao reduzir esses níveis, as proteínas musculares entram em ação e passam a fornecer combustível para o corpo.
Após o treino, é preciso repor esses estoques para então recuperar a estrutura muscular . E é aí que o pós-treino entra!
Uma das suas funções é acelerar a recuperação de um músculo que tenha sofrido danos durante o treino. Isso por repor mais rápido os nutrientes que foram perdidos e são necessários à a recuperação.
Não fornecer as proteínas necessárias ao corpo depois de uma rotina de exercícios, é privá-lo de uma recuperação saudável e se expor a perda de massa magra devido ao catabolismo. Se você busca a hipertrofia, esse é um nome que quer evitar, não é mesmo?
Dentre os benefícios em adotar uma rotina com o consumo de um pós-treino estão:
- Evita a perda de massa magra;
- Acelerar o processo de recuperação do corpo;
- Repõe os nutrientes consumidos durante o exercício;
- Restabelece as reservas de glicogênio;
- Ajuda na busca pelo crescimento dos músculos.
Assim ficou ainda mais fácil de entender a importância de certos alimentos e suplementos pós-treino no seu corpo, não é?
Tipos de pós-treino e como usar
Você pode estar se perguntando “e quais são os tipos de pós-treino que existem?”, então vamos lá.
Carboidratos
Para exercícios de longa duração, em que há um alto consumo de energia e o corpo pode tender a usar toda a sua reserva, é imprescindível a ingestão de carboidratos após o término do treino.
Você pode procurar por alimentos como a batata-doce, a aveia e a banana, mas lembre-se que cada objetivo de treino requer sua particularidade, por isso, procure um especialista para avaliar o seu caso!
Proteínas
Já as proteínas têm ação direta no processo de recuperação muscular. Se o seu objetivo é o ganho de massa magra e o emagrecimento, ela será sua aliada! Nessa fase, procure ingerir alimentos como o frango e o atum, mas tenha atenção à ingestão de alimentos pesados se o seu treino for à noite.
Para unir esses nutrientes e facilitar sua rotina de exercícios, você pode buscar por uma suplementação completa voltada para o pós-treino. É fundamental que você dê preferência aos produtos Clean Label, que têm o propósito de ser os mais naturais possíveis!
Atletas que treinam e competem em dias consecutivos, precisam de uma boa e rápida recuperação. Para isso, uma ótima sugestão é o Suplemento Pós-Treino Recovery 4:1 de cacau da Xtratus, já que foi desenvolvido para proporcionar uma reposição rápida e eficiente dos carboidratos (glicogênio) e das proteínas necessárias à recuperação muscular e permitindo que o atleta se recupere e tenha um melhor desempenho no dia seguinte.
Além de carboidratos e proteínas, ele contém aminoácidos fundamentais para a primeira hora após o treino, que é a fase inicial de recuperação, e eletrólitos que têm a função de repor os minerais perdidos no suor.
Para saber como utilizar o pós-treino, é ideal que siga as orientações de um nutricionista. O mais comum é que a suplementação seja feita logo depois do fim da atividade física, se possível dentro de uma janela de no máximo uma hora depois do treino.
O pós-treino Xtratus, com cacau 100%, pode ser misturado com água ou bebida vegetal para se obter uma bebida ainda mais cremosa.
Qual a rotina ideal para ter treinos melhores?
Para alcançar os melhores resultados, é importante ter uma rotina de suplementação completa para os seus treinos. E o que isso quer dizer?
Você deve ter atenção para não pular nenhuma fase importante no fornecimento de nutrientes que o seu corpo precisa para ir mais longe!
- O pré-treino prepara o seu corpo com antecedência para o treino que está por vir. Suplementos com nitrato e citrulina promovem uma ação vasodilatadora, isso significa uma maior oferta de oxigênio e nutrientes para o tecido muscular durante os exercícios.
- Reponha os nutrientes para ir mais longe: o intratreino tem a função importantíssima de manter seu corpo em equilíbrio em treinos de longa duração. Ele repõe os minerais perdidos no suor e oferece uma fonte rápida de energia, assim você melhora sua performance e ganha resistência especialmente em treinos longos e provas.
- Garanta a recuperação: aqui entra o pós-treino, recompondo todos os nutrientes necessários para promover uma rápida e eficaz recuperação.
Planejar a sua rotina de treinos trará benefícios diretos aos seus resultados. Você está pronto para colocar em prática? Esperamos que tenha aproveitado a leitura.
Bom treino!