Uma das principais dúvidas que chegam no consultório de nutrição são os relacionados ao pré-treino.
Os pré-treinos são muito comuns entre as pessoas que praticam exercícios físicos de intensidade. Isso porque são excelentes opções para aqueles que buscam melhorar a sua performance e alcançar a hipertrofia durante os treinos!
Entretanto, o mercado é repleto de opções e muitas dúvidas em torno do assunto. Hoje, eu vim te explicar um pouco mais sobre o pré-treino, como escolher e o que você deve fazer ou evitar antes do uso!
Vem comigo!
De que deve ser composto
Primeiramente, existem dois principais objetivos para fazer uma refeição pré-treino. O primeiro deles é manter os níveis glicêmicos adequados durante todo o exercício. Já o segundo, é garantir que você chegue no treino com níveis completos de glicogênio muscular e hepático.
Assim, você consegue ter uma melhor performance, quando se exercita em alta intensidade!
Já o pré-treino é um suplemento alimentar, consumido antes da realização de uma atividade física.
Além de ser um grande aliado na melhora da performance, ele te ajuda a garantir mais energia e a prevenir a fadiga durante as atividades.
Uma forma de potencializar o consumo de pré-treino é associá-lo a fontes de glicose e frutose. Por exemplo, banana com mel ou tapioca com geleia. Mas isso é um assunto que eu vou te explicar no próximo tópico!
A alimentação e o pré-Treino
De acordo com o que falei algumas linhas acima, o pré-treino é uma refeição que gera energia para o corpo, tornando-o mais rápido e eficiente, aumentando a tolerância ao esforço.
Mas será que existem alimentos ideais para potencializar ainda mais essa ação e combinar com o pré-treino? Sim! E eu tenho três dicas essenciais para você.
- Se essa refeição acontecer com mais de 45 minutos de antecedência, acrescente fontes proteicas de fácil digestão. Visto que isso também pode contribuir para uma melhor estabilidade glicêmica!
- Se você escolher proteínas, opte por aquelas com alto valor biológico. Já em caso de carboidratos e gorduras, escolha aquelas que façam boa digestão, em quantidades equilibradas.
- Não é recomendado que você faça a ingestão de gorduras de má qualidade, como as frituras e o consumo de açúcar refinado.
É muito importante que você escolha de forma sábia a combinação com o seu pré-treino e faça o seu consumo no tempo ideal!
Geralmente, o pico de ação de um pré-treino ocorre entre 1h30 e 2h após o consumo e pode durar até 6 horas. É comum que a inclusão de um pré-treino na sua alimentação aconteça entre 30 e 90 minutos antes do início do exercício.
Mas você deve avaliar a sua rotina de vida e o seu processo digestivo para definir quanto tempo antes você deve tomar o seu pré-treino.
Como escolher o seu pré-treino ideal
Agora você deve estar se perguntando: como eu devo escolher e qual é o melhor pré-treino no meu caso?
Se a sua intenção for suplementar, recomendo que você busque por produtos com boa procedência,confiáveis e os mais naturais possíveis.
Uma das minhas sugestões para quem está em busca de um pré-treino que garanta a potencialização de resultados,é o Pré-Treino Xtratus Super Beet.
Além de possuir um sabor suave e gostoso, ele leva em sua composição o nitrato,a citrulina e o hibisco. Esses ingredientes possuem ação vasodilatadora, aumentando a oferta de oxigênio e nutrientes para o tecido muscular.
O uso combinado desses dois ativos também potencializa a vasodilatação, garantindo a oxigenação dos tecidos e contribuindo para o aumento da performance, além de postergar a fadiga e reduzir o custo de produção energética.
E tem mais: o Pré Treino Super Beet da Xtratus contém magnésio e vitamina B6 em sua fórmula!
O magnésio é um mineral indispensável que ajuda no metabolismo de proteínas, carboidratos e gordura. Ele auxilia no equilíbrio dos eletrólitos, participa do metabolismo energético e contribui para o bom funcionamento muscular e neuromuscular.
Já a vitamina B6 por sua vez, é necessária para renovação e integridade dos tecidos, além de também ser participante nos processos de geração de energia celular.
Combinando o uso do pré-treino com um intratreino, você obtém os carboidratos e os sais minerais fundamentais para a reposição de eletrólitos perdidos no suor.
Espero que você tenha gostado do conteúdo de hoje, aprendido um pouco mais sobre Pré-Treino. Não esqueça de compartilhar com um amigo que possa gostar.
Conteúdo por: Elizabeth Chaves Moraes
Nutricionista Clínica e Esportiva, formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). CRN 58699
Instagram: @lilismoraes