O termo “Clean Label” ganhou destaque no universo dos alimentos e suplementos esportivos. Esse foi um reflexo da crescente demanda dos consumidores por produtos mais transparentes, naturais e simples.
No Brasil e no mundo, a busca por uma alimentação mais saudável e consciente impulsionou o movimento Clean Label. Quer saber o que significa, por que é importante procurar por esses produtos, seus benefícios e como identificar? Continue a leitura.
O que significa Clean Label em português?
Clean Label significa, em português, “Rótulo Limpo”. Se você pensou na lista de ingredientes do rótulo dos produtos, pensou certo!
Usamos essa expressão para uma nova tendência nutricional quando se fala em alimentação saudável e consumo consciente.
É um conceito que envolve a utilização de ingredientes naturais, facilmente reconhecíveis e livres de aditivos artificiais, corantes, conservantes e outros ingredientes químicos. A promessa é oferecer produtos mais saudáveis e transparentes, onde os consumidores podem confiar nos ingredientes listados nos rótulos.
O movimento Clean Label impactou diretamente na indústria de alimentos e suplementos esportivos. Afinal, saúde e qualidade de vida no esporte precisam caminhar lado a lado.
O que é um produto Clean Label?
Produto Clean Label é aquele que segue a premissa do movimento. Ou seja, formulados com ingredientes naturais, sem aditivos artificiais, enchimentos ou substâncias questionáveis.
São especialmente valiosos para os consumidores que buscam apoiar sua saúde com suplementos seguros e eficazes.
Na hora de adoçar os produtos, por exemplo, os suplementos de rótulo limpo podem utilizar o açúcar de coco, um adoçante natural com baixo índice glicêmico, e a stevia, um adoçante natural sem calorias extraído da planta Stevia.
Outro bom exemplo é na hora de usar a cafeína nos suplementos esportivos. Produtos Clean Label não fazem uso da Cafeína Anidra, manipulada em laboratório.
Em seu lugar, é possível contar com a cafeína natural extraída do Mate Verde, que é capaz de gerar o estímulo esperado da cafeína, sem os efeitos negativos de mal-estar e sensação de coração acelerado.
Por que os aditivos são ruins?
Já tomou um suplemento para ir treinar e ficou sentindo algum mal-estar? É comum que atletas sintam enjoo, dores estomacais, azia e até sensação de refluxo, mas isso não quer dizer que seja algo normal.
Na nossa alimentação é permitido conter alguns aditivos por não causarem um dano grande ou imediato. Porém, quando fazemos uso contínuo e diário desses elementos, estamos expondo nosso corpo aos riscos.
Afinal, quantas vezes você treina na semana?
Além disso, existem possíveis danos ao organismo, como cita Carolina Pimental, nutricionista doutora pela Universidade de São Paulo (USP): “Os aditivos de origem sintética têm potencial efeito toxicológico, e, em excesso, podem ser fatores de risco para desenvolvimento de doenças crônicas“.
Quais os benefícios de um produto Clean Label?
Apesar de não substituírem o consumo de frutas e vegetais in natura, os produtos Clean Label tendem a possuir mais vitaminas e minerais desses alimentos. Afinal, ao extrair ingredientes de produtos naturais, é capaz de oferecer nutrientes de forma real.
- Saúde e bem-estar: os produtos Clean Label são mais saudáveis, com ingredientes naturais. Por conter menos aditivos químicos e ingredientes artificiais, causam menos alergias, sensibilidades ou outros problemas de saúde.
- Menos desconfortos: ao escolher produtos limpos, com ingredientes naturais e fórmulas balanceadas, você reduz as chances de passar mal durante treinos, competições e no seu dia a dia.
- Transparência: com rótulos limpos e simples, você é capaz de entender de verdade o que está consumindo.
- Sustentabilidade: os ingredientes naturais usados em produtos Clean Label são muitas vezes mais sustentáveis e ecológicos. Estimular essa consciência faz bem para o seu corpo e para o meio ambiente.
Quais os desafios de produzir um produto Clean Label?
Você pode estar se perguntando: se é assim tão bom, por que todos não fazem os produtos dessa forma? E a resposta é simples: porque existem muitos desafios envolvidos na produção.
Para empresas que desejam adotar o conceito Clean Label, é preciso considerar fatores como:
- Reavaliar os ingredientes, revisando tudo que é utilizado nos produtos e substituindo aditivos artificiais por alternativas naturais;
- Escolher fornecedores de ingredientes naturais, que tenham certificados e compromisso com a não contaminação;
- Comunicar claramente aos consumidores sobre os ingredientes usados;
- Buscar análises e certificações da pureza de suas fórmulas. Além de órgãos reconhecidos que validem os produtos, principalmente para dietas restritivas como dietas veganas, Kosher, orgânica e outras.
Custo de produção:
Os ingredientes naturais, sejam orgânicos ou não, tendem a ser mais caros. Isso significa um aumento dos custos de produção e uma redução no lucro para a empresa.
É por isso que, para o consumidor, os produtos Clean Label possuem um valor mais elevado do que concorrentes que não possuem esse cuidado.
Disponibilidade de ingredientes:
Mesmo assumindo a diferença financeira, encontrar fornecedores de ingredientes naturais, livres de contaminação cruzada, pode ser um desafio e tanto.
Para isso, muitas vezes é preciso procurar alternativas mais saudáveis. A maltodextrina, por exemplo, costuma ser extraída do milho, que é altamente transgênico.
Uma alternativa para evitar essa contaminação cruzada é extrair a maltodextrina da mandioca.
Estabilidade e vida útil:
Sem conservantes artificiais, são necessários melhores métodos de preservação naturais para manter a vida útil dos produtos.
Assim, é comum que suplementos Clean Label tenham uma validade menor do que produtos com aditivos químicos.
Por isso é tão importante ter atenção à escolha da empresa na hora de comprar os produtos que irá consumir. A responsabilidade e o compromisso da empresa definirão se a sua compra foi realmente de um rótulo limpo ou se você só está sendo enganado.
Como identificar se um produto é Clean Label ou não?
Para identificar os produtos Clean Label, você deve ter atenção a alguns aspectos presentes nos rótulos:
- Ingredientes simples.
Procure produtos com listas de ingredientes curtas e simples, contendo ingredientes que você reconhece e pode pronunciar. - Ausência de aditivos artificiais.
Verifique se há corantes, conservantes, aromatizantes artificiais e outros aditivos químicos. - Ingredientes naturais.
Prefira fórmulas que sejam compostas com frutas e vegetais, produtos naturais que você encontra no dia a dia. - Transparência da marca.
Escolha marcas que sejam transparentes sobre suas práticas de produção e origem dos ingredientes.
Adotar ao movimento Clean Label não é uma tendência, mas um despertar para a importância do cuidado com a saúde. O seu desenvolvimento como ser humano e atleta começa de dentro para fora.
Lembre-se que a natureza já nos fornece tudo que precisamos e faça escolhas mais inteligentes para o seu corpo.
NATURAL INGREDIENTS, SUPERNATURAL PERFORMANCE.