Se você é atleta de resistência e está sempre buscando otimizar sua performance, provavelmente já deve ter ouvido muito falar sobre os benefícios do nitrato e também da citrulina. Nos últimos anos, esses ingredientes têm ganhado popularidade entre atletas profissionais, olímpicos e amadores no mundo todo.
Isso porque ele ajuda a aumentar a resistência e a recuperação, melhorando o desempenho físico.
Vamos entender melhor como isso funciona o que a Beterraba e Melancia tem a ver com isso!
O que é o nitrato?
O nitrato é um ânion formado pela combinação de nitrogênio e oxigênio. Ele é comumente encontrado em vegetais de folhas escuras e, especialmente, na beterraba.
No organismo, ele atua como precursor do óxido nítrico, uma substância com forte efeito vasodilatador.
Atenção! Este nitrato – proveniente da beterraba – tem origem natural, diferente dos nitratos sintéticos usados como conservantes alimentares, que possuem uma estrutura molecular distinta e são conhecidos por seus potenciais riscos à saúde.
Quando o nitrato natural é ingerido ele se converte em óxido nítrico no corpo, que promove melhorias na performance física, aumentando o fluxo de oxigênio para os músculos esqueléticos e diminuindo a demanda de oxigênio durante o exercício.
Ou seja, ele otimiza a relação entre esforço físico e gasto energético. Assim, seu corpo tem mais sangue e nutrientes chegando aos músculos, sem sobrecarregar o sistema cardiovascular.
Mas como isso acontece?
O óxido nítrico tem a capacidade de relaxar e dilatar os vasos sanguíneos, permitindo que mais sangue (e, portanto, mais oxigênio e nutrientes) seja entregue aos músculos ativos durante o exercício.
Esse aumento na eficiência do fluxo sanguíneo é um dos principais benefícios que o nitrato oferece aos atletas.
Ou seja, para atividades de resistência, como o ciclismo, corrida ou mesmo a natação, o corpo usa predominantemente o sistema aeróbico, consumindo oxigênio para quebrar carboidratos e gorduras e transformá-los em energia.

O que é a citrulina?
A citrulina é um aminoácido, encontrado de forma natural principalmente na parte branca da melancia.
Se trata de um precursor natural da L-arginina, usada na produção de óxido nítrico. Esse processo de síntese resulta em um aumento expressivo nos níveis de óxido nítrico no corpo, potencializando seus efeitos benéficos.
Além disso, a citrulina desempenha um papel importante na redução da fadiga muscular e na diminuição da produção de ácido láctico, contribuindo para uma recuperação mais eficiente durante o exercício.
O que acontece ao combinar Beterraba e Melancia na sua alimentação?
Como você já sabe, a beterraba é um alimento rico em Nitrato. Já a melancia é rica em citrulina.
Estudos demonstram que a utilização combinada destes dois princípios ativos aumenta a vasodilatação, garantindo a oxigenação dos tecidos e contribuindo para um maior desempenho em desportos que exijam potência aeróbica.
Ao utilizar o Nitrato e a Citrulina em conjunto, o atleta consegue uma maior eliminação de íons H+ dos músculos, o que pode atrasar o ponto de fadiga.
Acelera também a absorção de glicose e micronutrientes como o magnésio e a vitamina B6 (princípios ativos presentes na nossa fórmula), que contribuem significativamente para a produção de ATP.
Isto reduz o custo de produção de energia, favorecendo o
processo de contração e resistência muscular.
O seu pico de ação ocorre entre 1h30 e 2h após o consumo e pode durar até 6 horas.
E o melhor, você sabia que estes ativos são reconhecidos pelo Comité Olímpico Internacional?
Aqui deixamos um link para um estudo científico publicado na Biblioteca Nacional de Medicina do Estados Unidos que aborda mais sobre esta combinação: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/?term=PMC8772988
Como consumir Beterraba e Melancia de forma prática e com padronização de ativos?
