Depois de uma prova duríssima na Praia dos Ingleses, com o cancelamento da natação no Ironman 70.3 Florianópolis, chegou a vez do Ironman Brasil.
No dia 19 de maio, Jurerê Internacional virou o palco da prova mais desafiadora de triathlon da América Latina. Atletas de várias nacionalidades disputam o Ironman Brasil com o sonho em comum de conquistar a seu lugar no mundial.
Mas em 2024, os brasileiros dominaram os pódios! Vamos conferir?
O que é o Ironman Brasil?
É uma das etapas mais prestigiadas e desafiadoras da série global de triathlon Ironman. Entretanto, o que hoje é uma marca registrada e difundida, começou como uma aposta entre amigos no Havaí.
Florianópolis, Santa Catarina recebe a prova brasileira anualmente. Ela se tornou um evento completo, com 5 dias de feira, atraindo atletas de todo o mundo em busca de superação e classificação.
Exatamente! O Ironman Brasil serve como uma prova qualificatória para o Campeonato Mundial de Ironman em Kona, Havaí e em Nice, França.
A prova é conhecida por sua organização e pela calorosa recepção e já se consolidou como um dos eventos mais aguardados no calendário esportivo internacional. Atletas elite e amadores competem por chances de qualificação, tornando a competição ainda mais intensa.
Para participar, os atletas devem se inscrever com antecedência porque as vagas se esgotam rapidamente devido à alta demanda.
Como funciona a prova?
Apesar do Ironman Brasil ser uma verdadeira festa com 5 a 6 dias de eventos, a prova acontece em apenas um dia, sempre aos domingos.
Ela é composta por três blocos:
- Natação: 3,8 km (2,4 milhas)
- Ciclismo: 180 km (112 milhas)
- Corrida: 42,195 km (26,2 milhas, uma maratona)
Os 3 percursos devem ser completados em um tempo limite de 17 horas, mas cada etapa possui um tempo de corte.
✅Natação
Os atletas começam o desafio com uma prova de natação de 3,8 km nas águas da Praia de Jurerê Internacional. Esta etapa é conhecida pela sua beleza natural, com o nascer do sol e condições relativamente calmas.
✅Ciclismo
Na sequência, os competidores enfrentam um percurso de ciclismo de 180 km que passa por algumas das paisagens mais pitorescas da Ilha da Magia, Florianópolis.
O percurso é caracterizado por possuir estradas bem pavimentadas, mas exige uma combinação de força e estratégia.
✅Corrida
Depois, na etapa final, os atletas correm a distância de uma maratona: são 42,2 km. A atmosfera na corrida é sempre eletrizante, com milhares de espectadores torcendo fervorosamente pelos atletas.
Ironman e seus mundiais
Em paisagens paradisíacas e uma delas no berço do Ironman, os mundiais são as provas mais cobiçadas da modalidade.
Mundial masculino: IRONMAN WORLD CHAMPIONSHIP Men’s Race
No Havaí, onde nasceu o Ironman, ocorria o Campeonato Mundial de Ironman masculino anualmente. Hoje, devido ao grande número de pessoas que a prova atrai para a ilha Kailua-Kona, Hawaii, o campeonato passou a ser intercalado entre Havaí e França, assim como o feminino.
A prova tem uma esfera de desejo e realização de sonhos que envolve os atletas.
Sua qualificação é feita através de classificação em eventos Ironman pelo mundo, como o Ironman Brasil. Atualmente, há vagas para atletas profissionais, grupos de idade e participantes de sorteios.
Em 2024, o Ironman World Championship masculino acontece no dia 28 de outubro, em Kona, Havaí.
Mundial feminino: IRONMAN WORLD CHAMPIONSHIP Women’s Race
Assim como o masculino, o local de realização do campeonato é intercalado: um ano ele acontece em Kona, no ano seguinte em Nice, França.
Na França, é a paisagem estonteante da Riviera Francesa de Nice que se torna palco do Campeonato Mundial de Ironman feminino.
Os atletas que desejam participar também precisam se classificar, seja nas vagas para atletas profissionais, participantes de sorteios ou faixa etária.
Em 2024, o Ironman World Championship feminino acontece no dia 22 de setembro, em Nice, França.
Brasileiros classificados para o Ironman World Championship
O Ironman Brasil 2024 rendeu muita emoção e nossos atletas Xtratus Army deram um show à parte!
Mesmo sendo a prova mais importante da América Latina no triathlon, os brasileiros dominaram e o pódio de atletas profissionais. Igualmente, nas categorias de faixa etária, os triatletas brasileiros garantiram 39 das 49 vagas para o mundial.
Atletas profissionais feminino
No pódio profissional feminino teve um feito inédito: Pamella Oliveira foi tricampeã do IRONMAN Brasil pelo terceiro ano consecutivo! Principalmente porque isso não acontecia em provas femininas há 22 anos de IRONMAN Brasil.
Nossa atleta Xtratus Army, Bruna Stolf, também surpreendeu em seu 2° Ironman e conquistou o pódio e a sua vaga o mundial! Com apenas 28 anos, Bruna completou a prova em 09h23m45s e levará a bandeira brasileira para França!
Mariana Borges de Andrade fechou o pódio verde e amarelo com um tempo incrível de 09h16m08s.
Atletas profissionais masculino
Surpreendentemente, o pódio do profissional masculino foi completamente brasileiro! Reinaldo Colucci foi o campeão com um tempo de 07h58m37s. Agora, ele é o primeiro triatleta brasileiro a vencer a prova masculina por duas vezes.
Em segundo e em terceiro lugar, Igor Amorelli e Luís Ohde formaram o pódio brasileiro com tempos de 08h21m22s e 08h31m22s respectivamente.
Atletas classificados nas categorias
Já nas categorias faixa etária, a vitória dos brasileiros foi ainda mais expressiva: 39, das 49 vagas. E aqui, temos um destaque especial a todo o time Xtratus Army!
Frank Silvestrin conquistou o segundo lugar da categoria 40-45 com um tempo de 08h37m39s e garantiu a vaga garantida para o IRONMAN WORLD CHAMPIONSHIP em Kona, Havaí.
Arthur Ferraz, atleta amador e psicólogo do esporte, conseguiu o segundo lugar da categoria 45-49. Ele que aliás, não há muito tempo se recuperou de uma cirurgia, garantiu também sua vaga para o Havaí com um tempo de 08h39m56s.
Outro destaque Xtratus Army é de Mateus Vidigal, quarto lugar da categoria 45-49. Ele finalizou a prova em um tempo de 08h50m25s e também garantiu sua vaga para o mundial em Kona.
Certamente podemos esperar grandes feitos dos brasileiros nos mundiais deste ano!
Lembre-se que a natureza já nos fornece tudo que precisamos para a nossa melhor performance.
NATURAL INGREDIENTS, SUPERNATURAL PERFORMANCE.